Aspectos Gerais

Conchal é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 22º19'49" sul e a uma longitude 47º10'21" oeste, estando a uma altitude de 591 metros. Sua população estimada atual em 2014 é de 26.914 habitantes. Possui uma área de 183,826 km².

Demografia
População estimada em 2014: 26.914 (IBGE)
População estimada em 2014: 26.069 (SEADE)
Dados do Censo - 2010
População Total: 25.242
Urbana: 23.858
Rural: 1.384
Homens: 12.765
Mulheres: 12.477
População do Censo 2000: 22.676
Densidade demográfica (hab./km²): 139,10
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 13,50
Expectativa de vida (anos): 72,53
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,92
Taxa de Alfabetização: 87,76%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,770
IDH-M Renda: 0,694
IDH-M Longevidade: 0,792
IDH-M Educação: 0,825
(Fonte: IPEADATA)

Hidrografia
Devido aos diversos rios, riachos e nascentes, existentes em sua geografia, o município de Conchal é conhecido como "A morada dos rios", havendo em suas margens diversos "ranchos", chácaras e casas de veraneio, o que explica o aumento significativo de visitantes de outros municípios nos finais de semana e feriados prolongados, a procura de atividades de pesca e lazer. Rio Mogi-Guaçu, Ribeirão Ferraz, entre muitos outros pequenos lagos e ribeirões.

Rodovias
SP-191: Rodovia Wilson Finardi de Mogi Mirim até Rio Claro. - (Mogi Mirim, Conchal, Araras e Rio Claro).
SP-332: Rodovia Professor Zeferino Vaz de Campinas até Conchal. - (Campinas, Paulínia, Cosmópolis, Artur Nogueira, Engenheiro Coelho e Conchal).

Economia
De terras férteis, já foi palco de grande produção de mandioca, algodão, milho e, atualmente, cana-de-açúcar e laranja. Destacam-se, também, a produção manufatureira de artigos de couro, tais como bolsas, carteiras e cintos, que se iniciaram no final da década de 1980, chegando a conquistar o título de Capital das Bolsas de Couro e pequenas e médias empresas do ramo metalúrgico, com intensa atividade na confecção de portões, grades e estruturas metálicas.

De economia parcialmente dependente da agricultura, nos dias de hoje enfrenta alguns problemas sociais, devido à migração de pessoas oriundas do norte do estado de Minas Gerais, sul da Bahia e demais estados do nordeste brasileiro, que viam na região uma oportunidade de trabalho no corte da cana-de-açúcar e colheita de laranja. Contudo, com a mecanização do corte da cana e consequente diminuição das ofertas de emprego, restou parte da população em condições desfavoráveis.

Conta com uma associação que ajuda a administrar toda a economia do município, desde a agricultura até o comércio e prestação de serviços; a ACICO (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Conchal).

Algumas indústrias presentes também em outros municípios são:

    Cutrale (Suco de laranja)
    Beglim (Sacolas e Big Bags)
    Corn Products Brasil (Amido de milho)
    CanaVialis (Desenvolvimento genético de Plantas)

Entre outras várias pequenas e médias indústrias.

 

Turismo e lazer
Alguns dos pontos turísticos do município são as praças da Fonte (Cônego Francisco de Campos Machado), da Matriz Sagrado Coração de Jesus, Praça Nove de Abril, entre outras; e o Parque Ecológico, mais conhecido como Lago.

Muitas pessoas de municípios vizinhas vem passar finais de semanas em ranchos às margens do Rio Mogi-Guaçu. O município dispõe de um clube recreativo privado, AEC (Associação Esportiva Conchalense), com sedes social e poli-esportiva. O município também conta com um amplo serviço gastronômico, com muitas lanchonetes, padarias, sorveterias, pizzarias e restaurantes.

Há também a Festa de Peão de Tujuguaba, realizada num distrito do município de mesmo nome, que atrai muitas pessoas de vários municípios. Em seus tempos áureos, a Festa de Peão de Tujuguaba era a segunda maior festa desse gênero no estado de São Paulo e no país, perdendo apenas para Barretos.

Outra festa que está ficando famosa é a ExpoConchal, tendo em 2011 sua segunda edição, contando com uma grandiosa infra-estrutura por todo o Ginásio de Esportes 1º de Maio, que dispõe de exposições das grandes empresas da cidade e região, parque de diversões e shows com vários artistas e bandas nacionais.